Notícias

Verão Tropicália: Conheça o movimento que revolucionou a música brasileira em 05 músicas.

Chegamos na estação solar e muito vibrante! É momento de explorarmos o calor e curtirmos as brasilidades que a nossa música proporciona.

E não tem como falar em música brasileira e verão, sem lembrar da tropicália, movimento musical que provocou uma verdadeira revolução na cultura brasileira.

O Tropicalismo proporcionou uma ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais.

Sincrético e inovador, aberto e incorporador, o Tropicalismo misturou rock mais bossa nova, mais samba, mais rumba, mais bolero, mais baião. Sua atuação quebrou as rígidas barreiras que permaneciam no País. Pop x folclore. Alta cultura x cultura de massas. Tradição x vanguarda. Essa ruptura estratégica aprofundou o contato com formas populares ao mesmo tempo em que assumiu atitudes experimentais para a época.

Selecionamos 05 músicas fundamentais para que você conheça esse movimento e que expressa muito o clima de verão!

  1. Alegria, Alegria (Caetano Veloso)
  2. Aquele abraço (Gilberto Gil)
  3. Geleia geral (Torquato Neto e Gilberto Gil)
  4. Lindonéia (Caetano Veloso e Gilberto Gil)
  5. Parque industrial (Tom Zé)
    EXTRA – Mamãe, Coragem (Caetano Veloso e Torquato Neto)

Não só promoveram uma mistura de ritmos como também usaram instrumentos impensados que mesclavam o erudito com o popular. Essa ebulição cultural era transmitida ao vivo, através dos Festivais da Canção exibidos pela tv.

fonte. https://www.culturagenial.com/tropicalia/

VOCÊ QUER SE TORNAR UM PARCEIRO VOLUNTÁRIO?

Escolha por melhorar a saúde, aumentar o acesso a alimentos ou ajudar as crianças através da música!

NEWSLETTER

Fique por dentro do que fazemos!

    • Siga nas Redes

    ©2024 Instituto Hatus - Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por Preciso Web®