ENTREVISTA: ESPERANÇA LUZOLO

DATA SAZONAL

Hoje é comemorado o dia do solista, aquele artista que executa um solo, seja ele vocal, instrumental ou de dança.
Fizemos três perguntas básicas para a educadora do #InstitutoHatus e solista, @esperanca.luzolo, aos cuidados e precauções para uma vida longa e saudável do seu instrumento vocal: A VOZ.
Confira agora, a entrevista com a educadora e solista Esperança Luzolo:

 

1. Quais os cuidados básicos que um solista vocal deve tomar no dia a dia?
Os cuidados básicos da voz passam por cuidados básicos do corpo em si. O sono adequado, água e exercícios vocais.

 

2. Quais as suas preparações antes de um solo?

Isso depende um pouco do tipo de solo. Se eu tenho notas muito longas para cantar, costumo preparar o fôlego para sustentação delas. Se eu tenho notas rápidas, trabalho melhor o diafragma para agilidade. Mas nem tudo é exercício racional, um solista também precisa interpretar o texto, passar emoção na voz. Por isso, leio o texto diversas vezes e com intensidades diferentes para avaliar quais palavras terão mais destaque na frase. Gosto de gravar para avaliar o que precisa ser melhorado. E no dia da apresentação, evito alimentos muito gordurosos ou pesados, porque enchem as pregas vocais de pigarros e dão sono, deixando o corpo lento para o canto. Por causa do nervosismo que sempre tenho, procuro controlar a minha respiração, inspirando e espirando bem devagar desde o momento da subida ao palco até a primeira nota.

3. Todo cantor é um solista?

Não, nem todo cantor é solista. De forma prática, solista é quem canta sozinho. Uma dupla sertaneja, por exemplo, são duas pessoas que cantam ao mesmo tempo todas as partes da música. Um solista, na música, é uma pessoa que canta sozinha o tempo todo, uma parte específica, ou uma melodia de destaque junto a um grupo. 

 

#DiadoSolista #InstitutoHatus
 

Veja mais em Nossas Redes Sociais:
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube